Numa altura ou outra a maioria dos homens tem disfunção erétil, mas quando o problema se torna persistente e ocorre e quase 50% das vezes, ou quando se torna numa grande preocupação para o homem ou para a parceira, deve ser procurada ajuda medica e um tratamento. Muitas vezes é uma disfunção erétil psicológica e requer um tratamento diferente da disfunção erétil física.

A disfunção erétil pode ser causada por outros problemas médicos que interferem com a aptidão física de conseguir uma erecção. Alguns medicamentos utilizados no tratamento da pressão sanguínea, alergias, doenças cardíacas, depressão, ansiedade, distúrbios alimentares e úlceras podem dar origem à disfunção erétil. Para os homens que sofrem de disfunção erétil psicológica pode ser necessária terapia.

As razões psicológicas são responsáveis por cerca de 10 a 20% dos casos de disfunção erétil. Na maioria dos casos é uma reacção secundária a uma causa principal. As causas psicológicas podem ser devido a abusos infantis ou relacionados com más experiências e traumas sexuais. Os principais factores de disfunção erétil psicológica são os seguintes:

Stress: Pode estar relacionado com stress do trabalho, stress por motivos económicos, ou até devido a discussões e problemas conjugais.

Ansiedade: Desde o momento que a disfunção erétil acontece pela primeira vez, o homem fica muito preocupado que vai acontecer novamente. Pensar assim vai dar origem a “ansiedade de desempenho”, tal como o medo de não satisfazer o parceiro, o que causa disfunção eréctil quase sem falhar.

Sentimento de culpa: O homem pode sentir-se culpado por não satisfazer a sua parceira.

Depressão: A causa mais comum para disfunção erétil é a depressão que afecta um homem tanto a nível físico como a nível psicológico. A depressão pode ser a causa da disfunção erétil mesmo quando uma pessoa se sente confortável em situações sexuais. A medicação e os fármacos que são prescritos para tratar a depressão podem também causar a impotência masculina.

Baixa auto-estima: A baixa auto-estima pode ser devido a um episódio anterior de disfunção erétil que faz o homem sentir-se inadequado ou devido a outro trauma não sexual.
Indiferença: A indiferença pode ser o resultado da idade ou de uma diminuição de interesse no sexo, pode ser o resultado de medicamentos ou devido a problemas conjugais entre o casal.

Muitos homens que sofrem de disfunção erétil ou de impotência sexual, tem o problema há vários anos. Este problema pode piorar ao longo do tempo porque os factores psicológicos podem começar a aparecer ou a acentuar-se. Nestes casos há uma forte tendência em evitar o contacto sexual e a criar sentimentos de raiva, impotência ou desilusão com a companheira que não o consegue estimular. A maioria dos homens preocupam-se com a erecção durante as relações sexuais, que dificilmente dão atenção à parceira ou a outros estímulos.

Quando se chega à conclusão que o paciente está a sofrer de disfunção eréctil psicológica, é recomendada uma consulta com um sexólogo, deve ser feita o mais rápido possível para a pessoa começar os tratamentos.

3 Comments »

  1. Olá, tenho 25 aos e sofro de disfunção erétil há mais de 8 anos. Como a disfunção já me causou tanta dor emocional, já se instalou como uma característica minha. Adquiri problemas emocionais como transtorno de ansiedade, em decorrencia da disfunção erétil. Preciso de uma terapia que mude minha forma de pensar e enxergar as situações. Moro em São José dos Campos/SP, conhece algum bom terapeuta por aqui? Obrigado

    Comment by Daniel — 23/07/2009 @ 17:38

  2. Oi! Eu nao sei o que acontece comigo eu acho que é mais psicologico só quando vou transar com uma outra mulher se nao a minha. O meu penis nao sobe as vezes fico sem transar dez dias ou mais se eu for sair com outra mulher nao consigo o que eu faço?

    Comment by Jose — 02/09/2009 @ 05:13

  3. José: Isso é um caso curioso. Talvez seja consciência pesada por estar com outra mulher. A psicologia do homem tem muitos mistérios!

    Comment by Disfunção Erétil — 22/09/2009 @ 14:25

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Copyright © 2003-2009 Como tratar a disfunção erétil

-->